quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Verona

------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto – 2010 – Mendes e Rosa Maria
www.mrm.mendes.nom.br
Base: Pádua (Padova) - Itália (23 a 27/11/2010) – (144/180)
------------------------------------------------------------------------------------------
Com uma temperatura matinal de 2 graus, nos dirigimos a Verona, os campos estavam branquinhos de geada.
Verona é uma cidade rica e das mais prósperas do norte da Itália, já era importante na época dos romanos, e sempre foi disputada pelos poderosos. Controlada pela família Scaligeri a partir da segunda metade do século XIII, caiu sob domínio dos milaneses e, em seguida, dos venezianos, que a anexaram à Serenissima. Quando Napoleão tomou Veneza, Verona foi ocupada pelos franceses e, posteriormente, pelos austríacos, até a unificação da Itália, em 1866.
A imagem cuidadosamente cultivada de “cidade de Romeu e Julieta” atrai muitos corações românticos a Verona. Além disso, o rico patrimônio arquitetônico e histórico de Verona (que inclui um anfiteatro romano, um castelo medieval, palácios e igrejas), aliado à proximidade de Veneza, faz dessa cidade uma das mais procuradas pelos que visitam a Itália.
Arena de Verona - Embora arena em latim signifique “areia”, o nome dado aos lugares de chão de areia, onde ocorriam espetáculos e combates na época do Império Romano, acabou virando sinônimo de anfiteatro. A Arena de Verona, de forma elíptica, com 152 metros de comprimento por 123 de largura, construída no século I d.C., é o terceiro maior anfiteatro ainda existente na Itália.
Duomo ou Catedral de Verona: esta Catedral nasceu das cinzas de duas igrejas cristãs que foram destruídas por um terremoto em 1117. A Catedral foi totalmente construída em estilo românico em 1187. Suas colunas torcidas, sustentam um arco, cujos lados são esculpidos com cenas de caça e figuras de santos. O seu interior está dividido em três naves com altas colunas de mármore vermelho, apoiado por magníficos arcos. A sua torre tem 75m de altura e contém um conjunto de 9 sinos, que são citados como um dos melhores shows de sinos da Europa.
Piazza delle Erbe - Local do fórum romano de Verona, onde se instalou, na Idade Média, um mercado de ervas (temperos) que está ativo até hoje. A Piazza delle Erbe, de forma oval, é uma mistura arquitetônica de diferentes épocas e um dos lugares favoritos dos veroneses e turistas. Boa parte da praça é ocupada por dezenas de barraquinhas que comercializam produtos locais.
Casa de Julieta - Não existe nenhuma prova de que os personagens de Shakespeare, Romeu Montecchio e Julieta Capuleto, tenham existido de verdade. A chamada “casa de Julieta”, construída no século XIII em Verona, teria sido propriedade dos Cappellos, não dos Capuletos... Nessa casa que, devemos reconhecer, é bonita, existe uma estátua de bronze de Julieta, afrescos sobre a trágica história do jovem casal e até um balcão como o que consta da história de Shakespeare. Diz a lenda que dá sorte no amor tocar o seio esquerdo da estátua de Julieta, que com o passar do tempo se tornou dourado e perdeu o tom escuro natural do bronze (só que o seio que está com a cor dourada é o direito, de tanto ser tocado pelas pessoas)

2 comentários:

Vera disse...

Você também tia Rosa???sansa pudore.rsrs.
Que belos passeios e fotos, nem dá tempo para ver todas, por outro lado, já vamos adiantando, senão, teremos vários e diversos almoços para mostrar todas estas fotos.
Lindo seu cachecol.
Beijos com saudades

Alessandro disse...

Oi Tia Rosa e Tio Mendes!

Estávamos vendo as fotos de Veneza... As fotos (aqui de longe) nos pareceram lindas e a cidade também... No entanto, achamos que o cheiro não deve ser dos melhores...
Em compensação, Verona nos pareceu encantadora...
Desejamos tudo de bom neste último mês de viagem! Aproveitem bem o frio europeu porque janeiro e o verão do Brasil (este final de semana já está bem quente) estão esperando por vocês.
Abraços do Alessandro e beijos da Vivi.