sábado, 20 de novembro de 2010

Pisa

------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto – 2010 – Mendes e Rosa Maria
http://www.mrm.mendes.nom.br/
Base: Florença (Firenze) - Itália (19 a 22/11/2010) – (139/180)
------------------------------------------------------------------------------------------
Visitamos a cidade de Pisa, no dia de hoje, que dista 81 km de Firenze e 1:00 hora de trem, para variar um pouquinho, choveu...
Na verdade, a torre faz parte de um "complexo", o Campo dos Milagres, onde tem-se a catedral, o batistério, a torre e o grande e lindo cemitério.
A Torre de Pisa, que começou a ser construída em 1174, foi projetada para abrigar o sino da catedral da cidade de Pisa, na Itália. Quando três dos oito andares estavam prontos, notou-se uma ligeira inclinação, em razão de um afundamento do terreno. Tentou-se compensar a falha fazendo os outros andares um pouco maiores do lado mais baixo. Só que a estrutura afundou ainda mais pelo excesso de peso. A torre acabou de ser erguida, inclinada, em 1.350, atingindo 56 metros de altura. Acredita-se que a inclinação da famosa Torre de Pisa se deva ao fato de lá ter existido mar ou um estuário maior que o atual.



O Batistério teve sua construção iniciada em 1152, sobre uma estrutura mais antiga. Seu arquiteto foi Diotisalvi. Coberto por uma cúpula, possui 54,86 m de altura e uma circunferência de 107,24m, sendo a maior construção em seu gênero em toda a Itália. Seu estilo mostra a transição entre o Românico e o Gótico. Seu portal tem decorações em relevo mas seu interior é quase desprovido de ornamentos, salvo uma fonte octogonal, de Guido Bigarelli da Como, que possui uma estátua de São João Batista, obra de Italo Griselli. Seu púlpito, de Nicola Pisano, é um exemplar precursor do estilo da Renascença. A acústica do local é especialmente curiosa, gerando ecos que se prolongam por vários segundos.
O Cemitério Camposanto Monumentale foi fundado em 1277 e completado em 1464. Este cemitério é um claustro de imensas galerias com uma área central comum. É um cemitério dentro de paredes. Diz a lenda que o cemitério é feito com terra da “Terra Sagrada”, trazida pelo Cruzados da Palestina.



2 comentários:

monica disse...

Oi Má?!
Lindas as fotos, essa região é uma fofura!!!
Beijos com saudades!

Vera disse...

Oi Tia Rosa, esta vez veio bastante fotos, os lugares são lindos mesmo. O tempo fica curto para ver todas.
Beijos e bom domingo.