sábado, 6 de novembro de 2010

Nápoles

------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto – 2010 – Mendes e Rosa Maria
www.mrm.mendes.nom.br
Base: Nápoles - Itália (06 a 11/11/2010) – (125/180)
------------------------------------------------------------------------------------------
Saímos de Bari às 7:12 e chegamos a Nápoles as 13:30, depois de uma espera de 2:40 minutos em Caserta, onde trocamos de trem.
A estação ferroviária de Nápoles é grande, com estrutura moderna, ao sairmos encontramos na praça frontal um policiamento super ostensivo e nas quadras seguintes uma grande aglomeração de pessoas, isto nos deixou com uma sensação desagradável e de insegurança porque não sabíamos o que estava ocorrendo. A seguir tivemos a oportunidade de ver que as grandes aglomerações de pessoas são de vendedores ambulantes que vendem desde roupas usadas, óculos de sol, relógios, bolsas e artigos de “grife”. Este mercado informal é decorrência do desemprego e de muitos estrangeiros que tentam uma melhor condição de vida. Quanto ao policiamento ficamos sabendo que a partir das 16:00 haveria uma manifestação talvez um tanto anárquica. Constatamos outro sim que as noticias vinculadas pela imprensa sobre os problemas de limpeza pública são bastante verdadeiros e graves: ruas sujas, praças com lixo amontoado e na parte histórica as ruelas medievais não são convidativas, mas sim assustadoras.
Vimos só um pouquinho da cidade perto do hotel e para reduzir as tensões do dia degustamos um Lacryma Christi del Vesuvio Rosso (vinho).

Nenhum comentário: