quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Veneza

------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto – 2010 – Mendes e Rosa Maria
www.mrm.mendes.nom.br
Base: Pádua (Padova) - Itália (23 a 27/11/2010) – (143/180)
------------------------------------------------------------------------------------------
Com um dia ensolarado, um céu azul e bastante frio fomos a Veneza, ou La Serenissima, como é conhecida, é a capital da região do Veneto (localizada no Nordeste da Itália). É uma ilha em forma de peixe banhada pelo Mar Adriático e cercada de ilhas que constituem a laguna veneziana. Pertencem à província de Veneza os municípios de Mestre (importante elo entre a terra firme e a ilha) e Marghera (onde se localizam o porto e as concentrações de indústrias da região). No passado, Veneza foi, junto com Gênova, a mais importante República Marinha italiana. Segundo algumas teorias, os primeiros habitantes da ilha chegaram lá fugindo dos bárbaros que haviam invadido a terra firme.
Veneza é uma cidade única, em vez de ruas o que existe são os canais e o meio de transporte público é o vaporetto “ônibus aquático”, que percorrem os canais e faz conexão com as diversas ilhas.
Recentes pesquisas tem mostrado que, devido à poluição ambiental e seus efeitos sobre o meio ambiente e o nível das águas dos mares, Veneza está afundando, lentamente mas incessantemente, à razão de alguns milímetros por ano. Em épocas de maré cheia, as águas da lagoa inundam grande parte da cidade, como pudemos constatar ao visitarmos a famosa Praça de San Marco. Caminhamos sobre os estrados improvisados em passarelas que permitem aos turistas e moradores transitarem pelas áreas alagadas.

Nenhum comentário: