segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Roma

------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto – 2010 – Mendes e Rosa Maria
www.mrm.mendes.nom.br
Base: Roma - Itália (12 a 16/11/2010) – (134/180)
------------------------------------------------------------------------------------------
Hoje estreamos o metro de Roma, nosso objetivo está a 3 estações do ponto de partida, que é a estação central Termini, entretanto somando as escadarias e os corredores que percorremos para chegarmos a plataforma do metro que nos levará a Piazza de Spagna, aparentemente o tempo decorrido foi maior do que o tempo que o metro levou até chegar a estação de destino. A Piazza de Spagna é uma das mais significativas da cidade de Roma. A escadaria que liga a Igreja de Trenitá dei Monti a Piazza de Spagna, embaixo, foi terminada em 1726. A obra combina secções retas, curvas e patamares para criar um dos marcos mais impressionantes da cidade.

Depois seguimos até a Piazza del Popolo que é uma elegante e gigantesca praça situada no coração de Roma. A poucos passos da Piazza di Spagna esta magnífica praça tem várias igrejas deslumbrantes como a Igreja Santa Maria del Popolo e as duas igrejas que estão juntas uma à outra, a Santa Maria dei Miracoli e a Santa Maria in Montesanto. O obelisco da praça tem 25 metros de altura, foi erguido em Heliópolis em honra de Ramses II e foi trazido para Roma por Augusto.
Percorremos a Via Del Corso passando pela Basilica dei Santi Ambrogio e Carlo al Corso, mais conhecida como San Carlo al Corso), é uma basilica menor. É dedicada a Santo Ambrósio e São Carlos Borromeu. A construção foi iniciada na ocasião da canonização de São Carlos Borromeu (1610), sob a direção de Onorio Longhi e, após sua morte, de seu filho Martino Longhi. A cúpula foi projetada por Pietro da Cortona (1668), que também foi responsável pela abside e a rica decoração interna.
Na seqüência chegamos a Basilica di Santa Maria in Aracoeli, ela esta localizada no topo do monte Capitolino, no local do antigo templo de Juno. Construída no século VI, sua nave abriga 22 colunas retiradas de diferentes edifícios antigos, inclusive uma vinda do cubículo Augustorum, o aposento dos imperadores. A igreja era utilizada tanto pelos senadores quanto pela população romana, parte de sua decoração celebra o triunfo da cidade sobre adversidades. Seu lindo teto decorado com motivos navais comemora a batalha de Lepanto em 1571 e sua grande escadaria de 24 níveis de degraus foi construída em 1348 como agradecimento ao fim da Peste Negra. Apesar de todas as suas belezas, o que faz da igreja famosa é a imagem do Santo Bambino, uma estátua do Menino Jesus esculpida no século XV com madeira retirada de uma oliveira do jardim do Getsêmani. Acredita-se que a imagem pode ressuscitar os mortos e muitas vezes é evocado no leito dos enfermos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Rosinha! Meus parabéns pelo aniversário, pena que não posso dizer pessoalmente. Você bem sabe que tenho um carinho e um amor de filho para com você e peço a Deus que te faça sempre feliz pois você merece. Um aniversário repleto de alegrias. Beijos Carlos

Anônimo disse...

Ah! não errei a data, acontece que ontem estávamos com a Net/Copacabana em manutenção.