sábado, 13 de novembro de 2010

Roma (Cidade do Vaticano)

------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto – 2010 – Mendes e Rosa Maria
www.mrm.mendes.nom.br
Base: Roma - Itália (12 a 16/11/2010) – (132/180)
------------------------------------------------------------------------------------------
Hoje fomos ao Vaticano ou Cidade do Vaticano, oficialmente Estado da Cidade do Vaticano (italiano: Stato della Città del Vaticano), é o centro da Igreja Católica e uma cidade-estado soberana sem costa marítima cujo território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma. Com aproximadamente 44 hectares (0,44² km) e com uma população de pouco mais de 800 habitantes, é o menor Estado do mundo, tanto por população quanto por área.

Visitamos também a Basílica de São Pedro, na qual são celebradas as mais importantes cerimônias da Igreja Católica, se localiza sobre o terreno onde foi erguida pelo imperador Constantino, entre os anos 324 e 349, uma pequena basílica com o objetivo de honrar o túmulo do primeiro Papa, o apóstolo Pedro.
O interior da basílica foi preenchido com muitas obras-primas do Renascimento e do Barroco. Entre elas, a mais famosa, a escultura denominada "Pietá", de Michelangelo. O interior da cúpula foi decorado com composições de mosaicos formando uma figura que ilustra os círculos angelicais do céu, com Deus Pai em seu cume.



Depois fomos aos famosos Museus do Vaticano que consistem em mais de mil quartos e galerias com tesouros de arte de todas as épocas e de valor incalculável. A surpreendente coleção inclui obras do antigo Egito, Grécia, Roma e do Renascimento - com esculturas, pinturas, tecidos, entre outras preciosidades.O primeiro dos Museus do Vaticano, o Museu Pio-Clementino, abriga os trabalhos de gregos e da arte romana, como a grandiosa escultura em bronze “Apollo Belvedere”.Mas a estrela é a espetacular pintura de Michelangelo no teto da Capela Sistina representando as nove cenas do livro do Gênesis, incluindo “A criação de Adão”. Na parede em frente, podemos ver outro grande trabalho do artista: “O Ultimo julgamento”.As pinturas nas paredes incluem trabalhos de outros artistas renascentistas como “A tentação de Cristo” de Boticelli e a ”Limpeza dos leprosos”.

Na volta para o htel passamos pelo Castel Sant'Angelo e outros monumentos da cidade.

Nenhum comentário: