sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Roma

------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto – 2010 – Mendes e Rosa Maria
www.mrm.mendes.nom.br
Base: Roma - Itália (12 a 16/11/2010) – (131/180)
------------------------------------------------------------------------------------------
Saímos de Nápoles as 9:52 e as 11:00 já estávamos em Roma.
O primeiro grande ponto turístico que visitamos foi a Basílica de Santa Maria Maggiori – de todas as grandes basílicas romanas, Santa Maria possui a melhor combinação de estilos arquitetônicos: a nave com colunata tripla faz parte da construção original do século V; o piso de mármore e o campanário em estilo românico, com medalhões azuis, são medievais; o teto em caixotões é obra do renascimento; e o barroco deu a Igreja os dois domos, capelas e as imponentes fachadas anterior e posterior. Este templo é muito famoso por seus mosaicos. Os da nave e do arco triunfal datam do século V. Os mosaicos medievais incluem um Cristo Rei no Pórtico e a Coroação da Virgem (1245), de Jacopo Torriti na abside. O teto dourado foi presente de Alexandre VI, o papa Bórgia. Diz-se que foi utilizado aqui o primeiro ouro trazido da América por Colombo.
Depois fomos ao Coliseu, que é sem dúvida um dos lugares históricos de Roma mais conhecido e visitado. Neste local muitos cristãos foram lançados às feras. Sua construção foi iniciada pelo imperador Vespasiano no ano 72, sendo inaugurado oito anos depois. O prédio tem forma elíptica, medindo cerca de 200 por 160 metros e com paredes de 60 metros de altura . De acordo com os registros históricos, nos 100 dias de espetáculos de sua inauguração, milhares de gladiadores e feras foram mortos. Este local sempre foi considerado como o maior símbolo da Roma Imperial e na comemoração dos 1.000 anos de Roma, no ano 246 da era cristã, foram trazidos para o Coliseu 32 elefantes, 30 leões, e muitas zebras, girafas e tigres, para enfrentar 2.000 gladiadores, numa festa que durou meses. Infelizmente, com o passar do tempo, parte do prédio foi derrubado por terremotos, e diversos outros trechos foram desmontados para que suas pedras fossem aproveitadas em outras construções da cidade. Só após muitos séculos é que foi dada a devida atenção a este local, monumento vivo da história de Roma, do Cristianismo, e do mundo.
Na sequencia fomos às ruínas da Roma antiga. Esta área histórica ocupa grande parte do centro, e logicamente, é uma região tombada, onde tudo é intocável. Esta profusão de ruínas da Roma antiga impede até mesmo o metrô da cidade de expandir suas linhas, mas este é um custo plenamente justificável, pois este é um pedaço da história da humanidade, visitado diariamente por pessoas de todas as partes do mundo. Destas ruínas fazem parte: o Palatino, que é um monte onde em que a aristocracia romana morava e os imperadores erguiam seus palácios, Forum Romano, Arco de Setimus Severus, Curia, Casa das Vestais, Templo de Castor e Pollux, Arco de Titus, Arco de Constantino, Templo de Vênus e de Roma, Mercado de Trajano, Forum de Augustus, Templo de Fortuna Virilis, Porta Maggiore, Circus Maximus, só para citar alguns, formam uma sucessão de lugares maravilhosos, que nos dão vontade de voltar no tempo para ver o esplendor e grandeza desta cidade em seu apogeu, na época dos Césares.

Um comentário:

Vera Maria Hansen disse...

Oi Rosinha...
Roma tem muitas e curiosas ruinas tambem... aprecie com calma tudo de belo que tem nesta cidade, para gravar bem na memória.
Desde já aceite novamente meus Parabéns...Deus a ilumine sempre, que você tenha muita paz, saúde e amor.
Beijos, beijos