quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Nápoles

------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto – 2010 – Mendes e Rosa Maria
www.mrm.mendes.nom.br
Base: Nápoles - Itália (06 a 11/11/2010) – (130/180)
------------------------------------------------------------------------------------------
Hoje ficamos em Nápoles que está localizada em um golfo, tendo o
Vesúvio à sua frente. O complexo montanhoso onde se encontra o Vesúvio está a apenas 12 km de Nápoles e 10 de Pompéia. É composto por duas grandes montanhas: o monte Somma, que era o único vulcão (hoje extinto), e o monte Vesúvio (o único vulcão ativo da Europa, com 1.277 metros de altura), que surgiu durante uma forte erupção do Somma.

Porta Capuana, um dos portões mais requintados do renascimento italiano, terminada em 1490.
No Duomo de Nápoles (catedral) estão os frascos que contêm o sangue do padroeiro da cidade, San Gennaro. Segundo a tradição religiosa, duas vezes por ano, em maio e em setembro, o sangue se liquefaz milagrosamente, e quando isso não acontece, Nápoles e os napolitanos podem passar por sérios problemas! O fenômeno, que segundo dizem teria ocorrido pela primeira vez em 1389, atrai multidões de católicos, turistas e curiosos.
Para quem gosta de história e de arte, o Museu Arqueológico Nacional de Nápoles é um prato cheio: nada menos que o mais importante museu arqueológico da Europa! Nele está não só a magnífica coleção do Palácio Farnese, herdada pela dinastia dos Bourbons, como também quase tudo que foi encontrado durante as escavações realizadas em Pompéia e Herculano. Uma curiosidade do museu é o Gabinetto Segreto, uma ala do museu que reúne um acervo de peças de cunho erótico encontradas em Pompéia. Inicialmente, elas foram expostas ao público comum, mas a coleção foi depois reservada às pessoas maduras e de “moral acima de qualquer suspeita". As salas dos mosaicos de Pompéia e Herculano são estonteantes: algumas das figuras dos painéis exibem até mesmo efeitos de luz e as expressões das pessoas.

Galeria Principe Umberto
A zona noroeste de Nápoles assenta-se sobre o Vomero, um platô acessível por funiculares, que domina a paisagem da cidade. É onde fica o Castel Sant Elmo, um imenso castelo-forte do século XIV. O que vale a visita é a maravilhosa vista que se tem lá de cima.
O Castel Nuovo está entre a parte chique da cidade e o porto Beverello, também chamado de Maschio Angioino. A Sala dos Barões tem uma história: ali, em 1486, Ferrante, filho de Alfonso de Aragão, convocou os nobres napolitanos para uma reunião e mandou prender todo mundo.
Ruas estreitas e caóticas de Nápoles
Foto antes de uma tempestade de granizo, que nos pegou na rua, tivemos que nos abrigar em um pequeno bar, choveu durante 30 minutos e quase inundou a parte onde estávamos...
Amanhã iremos a Roma e esperamos que não chova tanto para podermos aproveitar melhor a Cidade Eterna...

Nenhum comentário: