terça-feira, 16 de novembro de 2010

Roma

------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto – 2010 – Mendes e Rosa Maria
www.mrm.mendes.nom.br
Base: Roma - Itália (12 a 16/11/2010) – (135/180)
------------------------------------------------------------------------------------------
Para nos despedirmos de Roma, fomos visitar a cripta do vaticano, onde estão enterrados os papas, inclusive João Paulo II, na área não é permitido tirar fotos, por isso não temos. Aproveitamos e revisitamos a Basílica de São Pedro, a sua grandiosidade é algo espetacular.

Depois fomos até a basílica de Santa Maria in Trastevere ou «além do Tibre» que é a mais antiga das igrejas dedicadas a Nossa Senhora em Roma.O campanário romano foi mandado erguer pelo Papa Inocêncio II (1130 a 1143) sobre o local de outro, anterior, do século III ou IV. Fica sobre o local onde se diz ter brotado óleo em 38 a.C., fenômeno interpretado então como prenúncio da vinda do Salvador.Na fachada atual, medieval, vê-se um estupendo friso de mosaicos do século XII que mostra a Virgem Maria rodeada por dez virgens com lamparinas acesas, sinal de sua virgindade. Foi redesenhada em 1702 por Carlo Fontana o qual acrescentou um pórtico, coroado por imagens de santos em gestos arrebatados. Dentro há 22 colunas jônicas mais antigas, trazidas de outros monumentos e portanto com bases em distintas alturas.

A seguir cruzamos o rio e entramos na Basílica de Sant’Andrea della Valle.
Enquanto procurávamos a Sorveteria do melhor sorvete de Roma “Giolitti” paramos para almoçar em um restaurante numa ruela próxima ao Pantheon. A seguir fomos a Giolitti e degustamos o sorvete, realmente é uma delícia.

2 comentários:

Anônimo disse...

oi Rosinha! Pôxa não precisar pedir um sorvete para mim. Beijão e se cuidem. Carlos

Vera disse...

Querida Rosinha.
Espero que tenha aproveitado bem o seu aniversario em terras estrangeiras..
Algumas fotos já são conhecidas...
Que beleza de sorvete.
Fomos muito bem de viagem também...
Um beijo e boa viagem..para diante ...