sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Florença (Firenze)

------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto – 2010 – Mendes e Rosa Maria
www.mrm.mendes.nom.br
Base: Florença (Firenze) - Itália (19 a 22/11/2010) – (138/180)
------------------------------------------------------------------------------------------
Hoje saímos de Perugia as 10:01, de trem, e 2 horas depois estávamos em Florença (Firenze). Saímos com tempo brusco e chegamos com chuviscos, que se alternam entre chuvão e momentos de céu azul.
Após nos instalarmos em nosso hotel, visitamos a Basílica de Santa Maria Novella e circulamos ao redor da Catedral, porque a mesma merece uma visita mais prolongada.
Florença foi fundada em 59 a.C. como uma colônia romana, emergiu na Idade Média como cidade-estado independente e passou para as mãos de famílias ricas a partir do século 15. A mais importante foi a dos banqueiros Medicis, que mandaram durante três séculos e construíram uma cidade para deixar o mundo de queixo caído. Toda produção artística desse período, que inclui afrescos, telas e esculturas, pode ser vista hoje em museus, igrejas e galerias de arte, mas também nas ruas e nas praças da cidade.

A Basílica de Santa Maria Novella situa-se no noroeste da parte antiga da cidade, na piazza de mesmo nome, quase junto à principal estação ferroviária florentina. No século IX, ali havia o pequeno oratório de Santa Maria delle Vigne; em 1049 foi construída a pequena Santa Maria Novella, concedida em 1221 aos dominicanos. Giorgio Vasari foi o arquiteto da reforma levada a cabo entre 1565 e 1571, que removeu o recinto do coro e reconstruiu os altares laterais. O interior, em forma de cruz latina, é subdividido em três naves, a central com cem metros de comprimento.

O Duomo de Santa maria del Fiore - a catedral de mármore é um dos cartões-postais de Florença. É a quarta maior da Europa, tem uma cúpula alaranjada, um batistério com portões de bronze e um campanário projetado por Giotto, em 1334.

O batistério é um dos edifícios mais antigos e venerados da cidade. Os florentinos acreditavam ser esse um templo romano, mas na verdade ele foi construído entre os séculos 4 e 7 no lugar de num palácio romano. Repare nas imensas colunas no interior e nos mosaicos do teto.

E para aquecer um pouquinho e frio e a humidade, um capputino com doces italianos, foi uma boa pedida...



Nenhum comentário: