segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Siena (21-11-2010)

------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto – 2010 – Mendes e Rosa Maria
www.mrm.mendes.nom.br
Base: Florença (Firenze) - Itália (19 a 22/11/2010) – (140/180)
------------------------------------------------------------------------------------------
Siena está a 97 km de Firenze , e é uma cidade com um conteúdo medieval ainda vivo, pudemos constatar na Praça do Campo Santo e no Duomo (Catedral), estamos enumerando apenas dois pontos significativos em virtude do mau tempo e muita chuva no dia de hoje, pois não pudemos circular pelos demais lugares históricos da cidade, mas mesmo assim valeu a pena, pois pudemos assistir a missa das 11:00 horas na Catedral, e realmente é uma mas mais lindas que conhecemos (e olhe que já conhecemos muitas....)
Não temos fotos, pois nem todas as Igrejas permitem fotos internas, e aqui na Toscana a maioria cobra ingresso para entrar.
De fato, quem passa diante da monumental catedral, inevitavelmente fica extasiado com o seu esplendor representado na harmoniosa bicromia de mármore rosado (proveniente de Siena) e verde escuro (originário de Prato, cidade nas imediações de Florença), além da grandiosa e magnífica fachada repleta de estátuas de santos tão perfeitamente esculpidas e dos mosaicos que representam com grande lirismo artístico os principais eventos bíblicos.
A história do Duomo di Siena começa em 1229, ano em que foram iniciadas as obras para a construção da majestosa catedral que deveria ocupar o lugar de um antigo templo dedicado à deusa Minerva (ou Atena, na mitologia grega). A partir daí, foram necessários quase dois séculos para que a igreja ficasse pronta.
Devido ao tempo em que a construção levou para ser são notáveis dois diferentes estilos artísticos que nela se apresentam: o românico e gótico internacional (tardo-gótico). Tal diversificação também se deve ao fato de que a obra foi encarregada a diversos artistas.
Na Praça do Campo Santo que tem a forma de um leque está o Palazzo Pubblico, a bela prefeitura gótica terminada em 1342. Com 102m, o campanário, a Torre Del Mangia, é a segunda torre medieval mais alta da Itália
.


Um comentário:

Vera disse...

Oi Rosinha.. Muito frio???
Hoje já vi uma foto da alemanha com nevasca. A foto "no terra" ficou muito bonita, mas o frio brrr.
Desejo que mesmo com chuva e frio consigam aproveitar o máximo.
Beijos com saudades...