domingo, 15 de agosto de 2010

Ultimas fotos de Berlim

Hoje 13 de agosto, uma sexta-feira, demos uma volta por Berlim, passando pela Potsdamer Platz, praça que, em outras eras, constituía um setor nevrálgico de uma Berlin dividida. Por estar situada próxima à zona de transição entre os setores russo e americano a Potsdamer Platz tornou-se um tipo de terra de ninguém, sem atrativos e sem vida. Nos últimos anos ela como que renasceu com grandes prédios modernos.
Sony Center - na Potsdamer Platz, é o que há de mais moderno em Berlim
Checkpoint Charlie - existiam oito pontos de passagem no muro de Berlin. Nestes locais era permitido a alguns moradores de Berlin Ocidental, em ocasiões festivas como Natal, atravessar o muro e visitar Berlin Oriental. Moradores de Berlin Oriental, no entanto, eram absolutamente proibidos de visitar o lado ocidental. Estes pontos de passagem, chamados pelos americanos de Check Points, eram na prática muito mais do que uma porta. Eram na verdade o ponto nevrálgico onde dois sistemas políticos opostos e inimigos eram obrigados, pela força das circunstâncias, a se encontrar. O mais famoso de todos ficou conhecido como Check Point Charlie.
Gendarmenmarkt – é uma praça composta por três prédios em estilo clássico: um teatro e duas catedrais idênticas, construídas em homenagem à amizade entre Alemanha e França.
Alexanderplatz. – é um endereço tradicional da cidade, e atualmente uma de suas melhores áreas comerciais. Ai encontra-se a loja de departamentos Galeria Kaufhof, rodeada pelos novos prédios construídos após a reunificação da cidade. Embora não haja verde nesta praça, o local costuma atrair muita gente, e é freqüente encontrar por aqui músicos de rua, jovens com cabelos coloridos e piercings, skatistas e muito movimento. Também nesta área estão diversos bons hotéis recém construídos.
Isso tudo fizemos a pé porque para conhecer melhor uma cidade nada melhor do que circular junto com a sua população.



Nenhum comentário: