terça-feira, 24 de agosto de 2010

Em Cracóvia

Hoje, mesmo com chuva, ou apesar da chuva visitamos o Monte Wawel onde está localizada a Catedral e o Castelo Real.
A Catedral de Santo Estanislau e São Venceslau, é uma das igrejas mais importantes da Polônia com mais de mil anos de história. Tem grande significado para o país, pois é aqui que estão sepultados os reis Polacos e era aqui que tinham lugar as suas coroações. A atual catedral foi construída entre 1320-1364, mas existiram duas igrejas mais antigas no local (cerca de 1038) das quais ainda existem vestígios.
A lâmina de ouro que revestia uma das cúpulas da catedral foi saqueada pelas tropas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial. Por isso hoje, uma continua com o revestimento original em ouro e a outra não. Dentro da Catedral estão também os restos mortais de S.Stanislau.
O Castelo Real de Wawel, é uma das residências renascentistas mais magníficas da Europa Central, foi construído para Sigismundo I, o penúltimo rei polaco .Erguido numa pequena colina na margem esquerda do rio Vistula, o complexo de Wawel, inclui o castelo que foi residência oficial dos reis polacos até ao século XVII e a catedral gótica onde estes eram coroados... sobreviveu praticamente sem danos á Segunda Guerra Mundial, mas esse milagre tornou-se uma cruel ironia quando foi transformado em quartel-general do governador Nazi da Polônia, que daí dirigiu o extermínio da população judaica. Do alto de Wawel pode ver-se o Bairro Judeu de Kazimierz, onde na época viviam mais de sessenta mil judeus...

Nenhum comentário: