domingo, 29 de agosto de 2010

Em Praga

Chegamos em Praga às 11:21 procedente de Brno, fizemos uma viagem muito confortável, inclusive a maior parte do tempo da viagem éramos os únicos ocupantes do vagão (o nosso passe era de 1ª classe e o trem tinha 6 vagões).
Praga (em checo Praha) é a capital e a maior cidade da República Checa, situada na margem do Rio Vltava. Conhecida como "cidade das cem cúpulas", Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, famosa pelo extenso patrimônio arquitetônico e rica vida cultural. Importante também como núcleo de transportes e comunicações, é o principal centro econômico e industrial da República Checa. Situada na Boêmia central, a cidade de Praga localiza-se sobre colinas, em ambas as margens do rio Vltava, pouco antes de sua confluência com o rio Elba. O curso sinuoso do rio através da cidade, cheia de belas e antigas pontes, contrasta com a presença imponente do grande castelo de Praga, que domina a capital na margem esquerda (oriental) do Vltava. Praga tem uma área de 496 km² e uma população de 1 237 893 habitantes.
Hoje passamos pela Praça Venceslau, originalmente um mercado medieval de cavalos, hoje continua sendo um importante centro comercial. Em um dos lados da praça fica o Museu Nacional com uma escadaria monumental e um rico interior de mármore. Uma enorme estátua equestre de são Venceslau, localizada em frente ao Museo data de 1912.
Depois fomos até a Praça da Cidade Velha, um local livre de trânsito, exceto o de carruagens, está cercada de antigos edifícios e é um dos espaços públicos mais agradáveis da Europa. Entre os edificios destacam-se a Igreja Nossa Senhora Diante de Týn, a Casa do Sino de Pedra, o esplendoroso Palácio Kinský, a Igreja de São Nicolau.
Também localizada a sudoeste da Praça está a Prefeitura da Cidade Velha, um dos edifícios mais impactantes de Praga e se você vir uma multidão de pessoas junto à lateral do prédio, pode ter certeza que elas estão aguardando pelas badaladas do Radnice, o relógio medieval. A cada hora cheia Cristo seguido por seus doze apóstolos fazem uma procissão, saindo de uma pequena portinhola situada na parte superior. Atrás seguem figuras humanas representando a Avareza, Vaidade, Morte e o Turco. O relógio data do século 15, sendo que logo abaixo foi instalado, em 1865, um relógio astronômico, com os símbolos do zodíaco.
Depois atravessamos a Ponte Carlos que é uma ponte belíssima. Foi construída em pedra, no ano de 1357, por ordem do Imperador Carlos IV, para substituir a antiga ponte de madeira, arrastada por uma enchente. E foi bem construída, já que está lá até hoje, e já sobreviveu a diversas outras enchentes.Tem dezesseis pilares, 516 metros de comprimento, 10 de largura.

Um comentário:

Vera disse...

Oi.oi..Almoçaram no restaurante HANSEN.?? dos primos??
Seu corte tcheco ficou muito bonito. Que folga no trem hem??
Obrigada, pelas fotos vamos conhecendo um pouco tb destas cidades tão bonitas..
Mais um pouco e se encontram né??
Beijos, beijos..