segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Em Poznan - na Polônia

Hoje circulamos por Poznan, o dia começou um pouco brusco e depois melhorou e esquentou bastante. A cidade é relativamente pequena e visitamos os pontos turísticos mais centrais. Poznan, situada na parte ocidental da Polônia, a meio caminho entre Berlin e Varsóvia, tem cerca de 600.000 habitantes. É uma das mais antigas cidades polacas. Urbe secular e orgulhosa das suas tradições, espelha, todavia, uma juventude dinâmica. Com dezenove escolas superiores, Poznan é um dos centros universitários mais importantes da Europa. Graças à sua posição geográfica, Poznan possui excelentes ligações rodoviárias, ferroviárias e aéreas com as mais importantes cidades da Polônia e estrangeiras. O aeroporto de Poznan-Lawica tornou-se, graças ao seu novo terminal, em um dos mais modernos da Europa. O cidadão de Poznan é reconhecido pela sua assiduidade, disciplina, orgulho pela ordem e sentido de economia. O ambiente universitário da cidade - que conta com 120.000 estudantes polacos e estrangeiros - alimenta, enriquece e dinamiza a vida cultural da cidade. Graças às tradições comerciais há muito existentes e ao espírito de organização dos cidadãos de Poznan, a cidade faz hoje parte das grandes aglomerações polacas e constitui-se como um centro científico, cultural e econômico importante. Poznan, o berço do Estado Polaco, é a capital histórica da Grande Polônia - uma das regiões mais desenvolvidas economicamente no país.


A Catedral de Poznan a primeira igreja pré-românica, foi construída em 966, pouco depois da Polônia ter adotado o Cristianismo. Os primeiros governantes da Polônia foram aqui sepultados. Depois de danos provocados por revoltas pagãs no séc XI foi totalmente reconstruída em estilo românico e mais tarde remodelada nos períodos Gótico e Barroco. A seguir aos danos provocados pela Segunda Guerra Mundial foi restaurada segundo o seu antigo traçado gótico.


A Câmara Municipal de Poznan é um dos edifícios municipais mais bonitos da Europa. Foi construída em 1550-1560 pelo arquiteto Giovanni Battista di Quadro. A fachada possui três filas de arcadas, decoradas com retratos dos reis da Polônia. A principal atração é a torre do relógio, de onde saem todos os dias ao meio-dia duas cabras e que se chocam (dando cabeçadas) simbolizando a passagem das 12 horas.

3 comentários:

Vera disse...

Oi.. mais vão andando mais lindas são as fotos..
Que lugares bonitos. Grande previlegio poder apreciar tanta beleza.
Aproveitem..
Beijos.

monica disse...

Oi Má! Que lindas as fotos!! Adorei os prédinhos coloridos... o q é aquilo? Bjos!!!!

Rosa Maria disse...

Monica aquilo faz parte da antiga praça maior, é um conjunto de prédios coloridos e ao lado está o Ayuntamiento(prefeitura), realmente é uma praça muito bonita, hoje cheia de bares ao seu redor.
Beijos minha querida