sábado, 28 de agosto de 2010

Em Brno

Aqui em Brno encontrei meu sobrenome, será parente?????
Chegamos ao centro velho circulamos pelo famoso mercado de verduras local onde celebram desde tempos imemoriais um mercado onde a população pode comprar verduras, frutas e flores. A praça está decorada com uma fonte barroca chamada Parnas, construida entre 1690 e 1695, a fonte simboliza uma cova de pedra natural e está decorada com figuras alegóricas dos três impérios antigos – Babilônia, Pérsia e Grécia.

Dai subimos ao alto do monte Petrov (Pedro) onde fica a Catedral gótica de São Pedro e Paulo. Originalmente, a igreja foi construída como uma basílica românica e no século 13 foi reconstruída em estilo gótico. Sua corrente neo-gótica data a partir da virada deste século. A catedral de São Pedro e São Paulo é a marca típica da cidade. As torres tem 84 metros de altura, foram construídas em 1904-1905 pelo famoso arquiteto Augustus Kirstein. O interior é em barroco. O exterior é gótico . Acima da entrada principal, há uma citação Mateus Evangelhista. Ele diz algo como: "Vem cá toda a gente que está labutando, eu vos aliviarei. Sua alma vai encontrar a paz."

Depois fomos ao Castelo Špilberk , construido no século XIII, durante os séculos XVII e XVIII foi transformado em fortaleza barroca, antigamente era a prisão mais famosa de toda a monarquia habsburga chamada de cárcere das nações. Hoje é sede do museo da cidade de Brno com exposições permanentes dedicadas a história do castelo e da cidade. Também está aberta a casamata, espaços escuros na fortificação que serviam originalmente como refúgio dos saldados e logo como celas para criminosos mais perigosos. O castelo está rodeado por um grande parque.
Vista da cidade do alto do castelo
Capela dos capuxinhos com sua cripta
Retornamos a Praça da Liberdade – antigamente está praça maior de Brno se chamava Praça Inferior e na Idade Média estava rodeada por casas dos cidadões mais importantes e da nobreza. O ponte dominante da Praça é a Coluna da Peste, barroca com estátuas de santos do ano 1679.

Neste final de semana aconteceu o XXI.mezinárodního folklorního festivalu Brno (Festival folclórico)
Passamos pela Casa Tugendhat que é uma construção dos anos 1929 e 1930 onde se aplicou o modernismo brunense. Foi a construção mais importante na Europa do arquiteto Ludwig Mies van der Rohe. Desde 2001 está inscrita na lista do patrimonio mundial da Unesco. (Hoje está em reparos e não pudemos visitar).

Nenhum comentário: