segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Sofia

--------------------------------------------------------------------------------
Projeto – 2010 – Mendes e Rosa Maria
www.mrm.mendes.nom.br
Base: Sofia - Bulgária (04/10 a 07/10/2010) – (092/180)
---------------------------------------------------------------------------------
Chegamos a Sofia (Capital da Bulgária) às 6:00 da manhã, depois de uma viagem menos cansativa. E para variar chegamos com chuva e ainda bastante escuro, mais tarde mesmo com a chuva continuando fomos até a famosa Catedral de Sveti Alexander Nevski.
A Bulgária urbana, espacialmente Sofia, está muito mudada e adaptada ao mundo atual. Esta cidade é de cor dourada (nas ruas centrais o paralelepípedo é de cor dourada).
O solene monte Vitosha serve de fundo natural à capital mais alta da Europa. Sofia é hoje um núcleo urbano moderno. A cidade apresenta um estilo eclético e algo caótico que não a converte na mais fascinante das capitais européias, mas sim num ameno centro cultural e de ócio.
A imagem mais freqüente da cidade é o formidável edifício da Catedral de Sveti Alexander Nevski, no centro da praça do mesmo nome. Este colossal templo neo-bizantino foi terminado em 1912 e homenageia 200.000 soldados russos que perderam a vida lutando pela independência búlgara durante a guerra russo-turca (1877-1878). O luxuoso interior alberga extraordinários afrescos com imagens de santos, ostentosos altares e candelabros de magnífica ourivesaria. A obscuridade e as velas lhe proporcionam uma atmosfera mística.
Na esquina da avenida Tsar Osvoboditel com Rakovski, está a igreja russa de São Nicolás, construída a princípios do século XX por emigrantes russos. Todas as paredes estão cobertas com ícones.
Nos jardins do famoso Hotel Sheraton está a rotunda de Sveti Georgi, uma pequena igreja do século IV, de ladrilho vermelho e adornada com antigos frescos medievais.





2 comentários:

vera disse...

Que a chuva seja benefica para vocês descansarem um pouco, dormir, relaxar, pelo andar da carruagem tem tanta coisa para ver ainda.
Construções enormes e bonitas.
Beijos...

Anônimo disse...

Queridos, que São Francisco, o pobre de Assis os abençoe e os acompanhe nesse itinerário maravilhoso. Parabéns pelas belas fotos e resistência às intempéries e se preparem que o frio chegará...
Abraços, Vanda e Waldemar