segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Palácio de Topkapi em Istambul

------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto – 2010 – Mendes e Rosa Maria
http://www.mrm.mendes.nom.br/
Base: Istambul - Turquia (15 a 18/10 2010) – (106/180)
------------------------------------------------------------------------------------------
Hoje visitamos o Palácio Topkapi que significa “porta do canhão” e foi residência dos antigos sultões turcos. Foi construído por Mehmet II, o conquistador, logo após a conquista de Constantinopla, em 1453, e foi a residência dos sultões por três séculos.
A área do palácio é formada por uma sucessão de pavilhões, pátios e jardins, onde estão trajes imperiais e tesouros de encher os olhos e a imaginação. O ponto mais famoso do palácio é o Harém. Um sultão podia ter mais de mil mulheres, e elas viviam todas no Harém. Além do sultão, os únicos homens que podiam entrar no Harém eram os eunucos, que faziam a segurança das mulheres. Ser eunuco era ter um bom emprego e algumas famílias preparavam seus filhos desde pequenos para esta função.
Atualmente o Palácio é dividido em várias salas de exposição com objetos de ouro (tronos, xícaras, talheres, berços, jóias diversas cravejadas em pedras preciosas), prata, cerâmica, miniaturas, roupas e relíquias sagradas para os muçulmanos, como os pêlos da barba e a marca do pé do profeta Maomé. O segundo maior diamante do mundo encontra-se aqui, o famoso Topkapi.

Um comentário:

vera disse...

Desejo uma ótima estadia na Grecia que deve ser outro lugar maravilhoso.
Beijos com saudades...