sábado, 16 de outubro de 2010

Ancara - capital da Turquia

------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto – 2010 – Mendes e Rosa Maria
www.mrm.mendes.nom.br
Base: Ancara - Turquia (14/10 2010) – (102/180)
------------------------------------------------------------------------------------------
Cidade e capital da Turquia, Ancara é a segunda maior cidade do país, a seguir a Istambul. Situa-se no planalto da Anatólia Central. Foi conhecida inicialmente por Angora, sendo também a capital da província com o mesmo nome.
Em honra do homem que re-estruturou a Turquia e a transformou num país moderno e independente se levantou, de 1944 à 1953, o Mausoléu de Atatürk. Nesta construção combinaram os elementos tradicionais da arquitetura turca com o mais avançado e lhe concederam um aspecto sem igual. Foi construído em pedra calcária e tem 21 m de altura. Antes de entrar pode-se visitar as galerias e museus que estão na esplanada na qual são conservados objetos pessoais e documentação de Atatürk. Então, e depois de subir os 33 degraus adornados com baixo relevos, se alcança a impressionante varanda que dá acesso ao edifício que é flanqueado por quatro torres denominadas da Revolução, República, Vitoria e Paz. A câmara funerária está revestida de mármore branco com veias rosas, o telhado tem mosaicos dourados de grande beleza e a tumba, de 40 toneladas de peso, está composta por um único bloco de
mármore.

Próximo da fortaleza está o Bazar Hisar Kapisi, um bazar coberto do século XV e que acolhe o Museu das Civilizações de Anatolia no qual pode-se admirar uma excelente coleção de restos arqueológicos da pré-história.

Nenhum comentário: