quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Monastério de Rila (Bulgária)

------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto – 2010 – Mendes e Rosa Maria
www.mrm.mendes.nom.br
Base: Sofia - Bulgária (04/10 a 07/10/2010) – (094/180)
------------------------------------------------------------------------------------------

Hoje, mesmo com chuva e frio, fomos até ao Monastério de São João de Rila (em búlgaro Рилски манастир, Rilski manastir) é o maior e mais famoso monastério da Igreja Ortodoxa na Bulgária. Está situado a noroeste dos montes Rila, 117 km ao sul de Sofia, no vale do rio Rilska a uma altitude de 1.147 metros.
Fomos de mini onibus, uma linha normal, que sai da to Ovcha Kupel Bus Station - para chegar nesta estação utiliza-se o tram nº 5 - Saimos as 10:20 e chegamos ao Monastério as 13:10.
O Monastério foi fundado no século X pelo eremita João de Rila (Ivan Rilski), e é considerado o maior tesouro cultural, histórico e arquitetônico da Bulgária. É também uma das mais importantes atrações turísticas da Bulgária e de toda Europa balcânica .Realmente é lugar muito bonito e apesar da chuva e do frio um lugar para meditação. Atualmente o Monastério tem obras de manutenção patrocinadas pelo Estado, principalmente na parte estrutural. Os grandes afrescos existentos fora da capela são de um colorido intenso que caracteriza muito bem a pintura dos icones da religião ortodoxa.
Os Monastério está incrustado entre montanhas e de seu interior se tem uma visão das árvores que o rodeiam e aos fundos existe um pequeno riacho (de montanha) com seu ruido característico o que vem tornar o Monastério um lugar muito especial.
Tivemos apenas duas horas para visitá-lo pois o retorno é feito as 15:00.

Está é porta principal da capela, lá dentro encontra-se o local de orações o qual é finamente decorada em ouro, muitos candelabros e ícones religiosos (não é permitido fotografar)






Um comentário:

Vera Maria Hansen disse...

Oi Rosinha...Tudo muito lindo. Esqueçe o CD, achei que fosse dentro da cidade de Sofia.
Bom poder admirar tanta beleza..
Otimo dia e belos passeios.
Beijos