quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Atenas

------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto – 2010 – Mendes e Rosa Maria
www.mrm.mendes.nom.br
Base: Atenas - Grécia (19 a 02/11 2010) – (108/180)
------------------------------------------------------------------------------------------
Visitamos a cidade e pudemos observar o enorme contraste existente entre a capital da Grécia Clássica e da Capital Cosmopolita.
Acrópolis um dos mais famosos cartões-postais do mundo, a Acrópolis não desaponta nem os visitantes mais cheios de expectativas. Do alto, onde fica sua principal construção, o Parthenon - sua construção data de 500 anos antes de Cristo. Na época, o local tinha como objetivo abrigar a estátua gigante da deusa Atenas, divindade venerada pelos gregos, e também servir como local de guarda dos tributos do estado - donde é possível avistar toda a cidade.
Outros prédios históricos da Acrópolis incluem o Erechtheion, famoso pelas estátuas das seis Cariátides, colunas esculpidas em mármore, na forma de seis jovens, e o prédio do Museu da Acrópole, onde está uma série de esculturas e relevos. É interessante observar que o prédio do Partenon, tal como foi originalmente projetado por Péricles há 2.500 anos, foi erigido totalmente em mármore, e ao contrário do que muitos pensam, não era branco, e sim completamente adornado com esculturas e pinturas coloridas. Infelizmente hoje, apenas o restou o branco.

Templo de Zeus Olímpico, o imperador Adriano foi o responsável pela conclusão das obras desse templo, que levou mais de 700 anos para ser erguido. Com 108 metros de comprimento e 43 de largura era um dos maiores da Antiguidade. Suas colunas de mármore com mais de 14 metros de altura deram a ele o apelido de Kolonnes e um dia dividiram espaço com estátuas de Zeus e do próprio Adriano.
O Estádio Olímpico onde foram realizados os primeiros jogos olímpicos em 1896.
Vimos também a troca da guarda em frente ao prédio do Parlamento. Estes homens são escolhidos a dedo, com cerca de 2 metros de altura. Seu uniforme inclui esta típica vestimenta com saiotes e sapatos com pompom, e durante 60 minutos eles ficam imóveis em suas guaritas. A cada hora, quando é feita a troca de guarda, tanto os que vão sair, como os que chegam, aproximam-se com passos enormes, batendo ruidosamente os sapatos no chão, elevando suas pernas até a horizontal e, entre outras piruetas, se equilibram em uma só perna e encostam as respectivas solas dos sapatos, e tudo sem perder a pose.

2 comentários:

vera disse...

Oi Rosinha..muito bom vê-los de volta nas telas.Telas da Grécia um show à parte. Que beleza de fotos.
Apesar sa saudade desejo que aproveitem o máximo.
Beijos.

M Lucia disse...

Rosa não deixe de tomar um banho nas aguas das ilhas gregas que deve ser uma beleza só.
Beijos
M Lucia