sábado, 9 de outubro de 2010

Istambul (sem chuva)

------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto – 2010 – Mendes e Rosa Maria
www.mrm.mendes.nom.br
Base: Istambul - Turquia (08/10 a 19/10/2010) – (097/180)
------------------------------------------------------------------------------------------

Em 29 de maio de 1453 o sultão Mehmet II conseguiu romper as muralhas de Constantinopla e invadir a cidade. Constantinopla foi rebatizada de Istambul e, pode-se dizer, sua história confunde-se com a história das civilizações. Esta é uma cidade de contrastes, começando por suas inúmeras e belíssimas mesquitas, e por uma sociedade ainda machista, mulheres com o corpo e rosto envolto em véus, lado a lado com jovens vestidas com típicas roupas ocidentais. Um pouco confusa, algo agitada, bastante religiosa e totalmente surpreendente, Istambul é um lugar cheio de revelações.
Hoje conseguimos ver um pouco da cidade, mais especificamente o Grande Bazar que existe desde 1461, é um labirinto sem fim, de mais de 5.000 lojinhas onde se vende de tudo, tapetes aos milhares, jóias de ouro e prata, artesanato, alimentos, temperos, perfumes, roupas, cerâmicas, etc. etc.
Depois fomoas até a Mesquita Azul ou Mesquita do Sultão Ahmed (em turco
: Sultanahmet Camii) é uma mesquita otomona. Foi construída entre 1609 e 1616 e está situada no bairro de Eminonu, no distrito de Fatih em frente da Basilica de Santa Sofia da qual se encontra separada por um formoso espaço ajardinado. É a única mesquita de Istambul que possui seis minaretas.
A Mesquita Azul é um triunfo em harmonia, proporção e elegância. Construída em um estilo clássico otomano, o seu magnífico exterior não faz sombra a seu suntuoso interior. Uma verdadeira sinfonia de belos mosaicos
azuis de Izmir dão a este espaço uma atmosfera muito especial.
Só visitamos externamente porque na nossa programação está previsto visitá-la em 16/10.




Um comentário:

monica disse...

Oi Má! Nossa, que vontade de conhecer esse mercado!!! Vcs devem ter se divertindo muito vendo todas essas coisas diferentes!!! Acho q eu irira ficar bem maluca e querer trazer um monte de coisas comigo hehehe... Ainda bem q o Tio Mendes está por aí para segurar a onda :)
Beijos, amo vcs!