terça-feira, 26 de outubro de 2010

Santorini

------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto – 2010 – Mendes e Rosa Maria
www.mrm.mendes.nom.br
Base: Santorini - Grécia (24 a 26/10/2010) – (113/180)
------------------------------------------------------------------------------------------
O grupo de ilhas Santorini é composto pelas ilhas: Thira, que é a própria Santorini; ilha Nea Kameni que é a ilha do Vulcão que fica no centro do caldeirão ou dentro da cratera do vulcão original; ilha Palea Kameni; Ilha Aspronisi e a ilha Thirassia que teve origem numa grande erupção vulcânica a 3.600 anos. O nome Santorini deriva de Santa Irene que foi o nome dado pelos venezianos que por aqui aportaram.
Hoje fizemos um passeio em um veleiro passando pela ilha do vulcão e vimos as crateras e em alguns lugares a temperatura do solo atinge mais de 70 graus e vimos outros pontos onde ainda saem jatos de vapor. Depois passamos por um ponto onde a água do mar na costa da ilha, dizem que chega a 35 graus, mas aqueles que se aventuraram a dar algumas braçadas questionaram a informação porque acharam a água muito fria.
A seguir aportamos na Ilha de Thirassia, onde estatisticamente habitam 75 pessoas e existem 85 igrejas (igrejinhas) nesta ilha moram só de pescadores, e aqui nós almoçamos. Para encerrar o passeio fomos até o porto Armeni que está situado no extremo da ilha de Santorini, no vilarejo de Oia. A subida do porto ao centro do vilarejo pode ser feita em lombo de burro ou a pé em uma rampa escada bastante íngreme e que deve ultrapassar a 150 metros de altura. Nós optamos em ir montados em burros para curtir esta nova experiência. O objetivo de toda esta peripécia foi ver o por do sol mais fotografado do mundo (segundo dizem), entretanto algumas nuvens nos privaram de ver os últimos instantes do por do sol de hoje, mas mesmo assim valeu a pena.

Um comentário:

Vera disse...

Oi Rosinha... Espetacular.....Acredito que alguns lugares que vocês passam não dá vontade de ir embora..de tão bonito.
Muito simpático seu burrinho. E as cabras?? será que tem em miniatura??
Ótimos passeios.. Deus acompanhe sempre.
Beijos.