sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Bucareste

----------------------------------------------------------------------------
Projeto – 2010 – Mendes e Rosa Maria
www.mrm.mendes.nom.br
Base: Bucareste - Romênia (30/09 a 03/10/2010) – (089/180)
-----------------------------------------------------------------------------
Chegamos a Bucareste, na Romênia, ontem 30 de setembro, após uma viagem de 15 horas de trem, cansativa, mas chegamos bem.
A Romênia é um intrigante destino para aqueles que acreditam que a Europa é inteiramente perfeita, rica, luxuosa e impecável. Esse país está no extremo leste da Europa e, talvez pela distância dos seus “primos” mais abastados da Europa ocidental, é um país super representativo do que é a Europa oriental. É uma Europa muito mais pobre economicamente do que a ocidental, mas muito rica culturalmente e com um povo, aparentemente, muito mais alegre e solidário.
A cidade de Bucareste é bem diferente das que conhecemos até agora, mistura muito prédios antigos e feios e mal cuidados com prédios modernos. Aqui está o gigantesco Palatul Parlamentului, conhecido também como Casa do Povo, superado só em tamanho pelo Pentágono. Trata-se de uma hiperbólica em art-déco com 84 metros de altura e 12 plantas, desenhada para albergar todos os órgãos do Partido Comunista. Hoje em dia acolhe o Parlamento romeno, o Museu de Arte Contemporânea e alguns escritórios, mas a maioria das salas estão em desuso.





Um comentário:

Vera disse...

Que lindos jardins, rosas propícias para o dia de Santa Teresinha..Que ela cubra vocês de bençãos e graças..Este ano temos um carmelita pregando o tríduo...
Beijos, beijos...