sábado, 17 de julho de 2010

Liège na Bélgica

Estamos em Liège que é a capital da província de Liège e a terceira maior cidade da Bélgica (primeira da Valônia). Liège possui aproximadamente 187.000 habitantes (Liégeois) no município e 600.000 na região metropolitana. A superfície do município é de 6939 hectares e altitude varia de 58 a 238 metros. Liège situa-se na confluência do Rio Meuse e do Ourthe, 25 quilômetros ao sul de Maastricht (Países Baixos) e a 40 quilômetros a oeste de Aachen, na Alemanha.

Catedralle Saint-Paul


Esta é a estação de trem de alta velocidade projetada por Santiago Calatrava.
Para se integrar à paisagem da cidade de Liège, Bélgica, a estação ferroviária Liège-Guillemins traz cobertura em aço e vidro que se eleva a 145 m das cinco plataformas e das nove vias da estação. Somente essa cobertura metálica possui cerca de dez mil toneladas de aço.
Inaugurada em 18 de setembro de 2009, o projeto de Santiago Calatrava vem sendo trabalhado desde 1996, quando a Euro Liège TGV, empresa contratante da obra, concluiu que a estação existente era inadequada para os trilhos de alta velocidade. As obras do novo terminal foram realizadas sem a interrupção do funcionamento dos antigos trens. A estação faz parte da rede européia de alta velocidade, que passa por países como a Grã-Bretanha, França e Alemanha.
De acordo com Calatrava, os conceitos principais adotados na arquitetura da nova estação foram a transparência e o diálogo urbano com a cidade. Para isso, imaginou um edifício sem fachadas tradicionais, apenas um telhado crescente que oferece a proteção à estação e se integra à paisagem. "A forma de abóbada do telhado é um desenvolvimento natural dessa visão, cuja curva macia foi usada para imitar a ascensão e a queda graciosas dos montes de Cointe no fundo", disse o arquiteto. Além das plataformas e vias, a estação de Liège-Guillemins conta com duas passarelas e uma galeria subterrânea para integrar duas regiões que antes eram separadas pelas linhas de trem.
Neste trem viemos de Luxemburgo até Liège, muito confortável com um número minimo de passageiros.

3 comentários:

vera disse...

Oi Rosinha e Mendes tudo bem??? Pareçe que vocês estão até mais bronzeados..Que calor hem??
Aqui continuamos tirando os casacos do guarda-roupa.
Este final de semana só faltou nevar..
Beijos e continuem aproveitando.As fotos são muito lindas..

Alessandro e Vivi disse...

Que calor aí, hein???

As fotos estão muito bonitas, principalmente o jardim na frente da catedral de Liège.

Beijos da Vivi e abraços do Alessandro.

monica hansen disse...

Oie! Nem vou perguntar se está tudo bem, porque pelas fotos vemos que está tudo ótimo!
Conosco tudo certo tb, passamos o final de semana curtindo o Pedro Henrique (sobrinho do Marcelo) que nasceu sexta-feira!
Beijos!!!!