terça-feira, 13 de julho de 2010

Ainda em Paris

Alguns lugares que visitamos hoje: Museu Rodin
Nascido François-Auguste-René Rodin, as primeiras esculturas de Rodin foram feitas na cozinha de sua mãe, com massa que ela usava para fazer pão. Aos 14 anos, aquele que seria um dos escultores mais geniais da história da arte, já tinha aulas numa pequena academia.A exemplo do que tantas vezes aconteceu com os grandes artistas, a primeira obra de Rodin, O Homem de Nariz Quebrado (1864), não foi aceita no Salon de Paris. A justificativa do júri foi que a obra era um esboço, uma coisa inacabada. Paradoxalmente, toda a criação do escultor se basearia no conceito de "non finito". Suas obras mais célebres, O Beijo, que faz parte de uma série de esculturas realizadas para a Porta do Inferno, do Museu de Artes Decorativas, O Pensador, da mesma série, e o retrato de Balzac confirmam isso. Rodin conquistou fama em vida, e suas obras chegaram a ser as mais apreciadas no mercado de arte europeu e americano. Hoje em dia encontram-se nos museus mais importantes do mundo.



Seguindo o Rio Sena passamos pelo Museu d´Orsay. Originalmente em um edifício que abrigava uma estação ferroviária, às margens do rio Sena, o Museu d´Orsay tem 80 galerias com obras de 1848 a 1914. Entre os artistas presentes no museu estão Paul Gauguin, Van Gogh, Rodin, Manet, Renoir e Monet.
Em uma das inúmeras pontes que atravessam o Rio Sena.
Em frente ao famoso Museo do Louvre
Place des Vosges - Foi Henrique IV que solicitou a construção da célebre praça, terminada apenas em 1612. Batizada, inicialmente, de "Place Royale" , ela foi renomeada de "Place des Vosges" por Napoleão I, que quis, com isso, prestar homenagem aos habitantes do distrito dos Vosges pela sua presteza em pagar seus impostos. A praça destaca-se tanto pelo seu estilo (é emoldurada por 36 prédios que datam de sua construção) quanto por suas butiques e seu pequeno parque, em cujo centro ergue-se a estátua de Luís XIII.
Torre Montparnasse (em francês: Tour Montparnasse) que é um arranha-céu de 210 metros (689 pés) edificado na região de Montparnasse. Construído de 1960 a 1972, este é o prédio mais alto da França e o 9º mais alto da Europa.
Assembléia Nacional

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Rosinha e Mendes, maravilhoso o tour cultural que vcs. estão fazendo, estamos adorando acompanhá-los. Aqui está muito frio, o inverno veio com tudo, mas estamos bem. Bjs. e divirtam-se muiiito. Ione, Alida e Salete.