sábado, 28 de fevereiro de 2009

O Mar

Fotos de San Vicente de la Barquera que é um município da Espanha na província e comunidade autônoma da Cantábria, com área de 41,5 km² com população de 4557 habitantes (2007) e densidade populacional de 108,64 hab/km².

O mar é uma longa extensão de água salgada conectada com um oceano. O termo também é usado para grandes lagos salinos que não tem saída natural, como o Mar Cáspio e o Mar da Galiléia. O termo é usado num sentido menos geográfico para designar uma parte do oceano, como mar tropical ou água do mar se referindo às águas oceânicas.

A água do mar é transparente. Mas, quando se observa, ele parece azul, verde ou até cinzento. O reflexo do céu não torna o mar azul , o que torna o mar azul é o fato de que a luz azul não é absorvida ,ao contrario do amarelo e do vermelho. Também depende da cor da terra ou das algas transportadas pelas suas águas. A partir de uma certa profundidade, as cores começam a sumir do fundo do mar. A primeira cor a desaparecer é a vermelha , aos seis metros. Depois, aos quinze, some a amarela. Até chegar a um ponto em que só se verá o azul.
Durante milhões de anos, a chuva formou cursos de água que iam dissolvendo lentamente rochas de todos os períodos geológicos, nas quais o sal comum é encontrado em abundância(esse sal se soltava das rochas,evidente). Esses cursos de água desembocavam no mar. Como todos os rios correm para o mar, ele ficou com quase todo o sal.
Durante a idade média, até a descoberta do novo mundo os famosos "sete Mares" eram: mar Glacial (ártico), Mar da França, Mar da Espanha, Mar Oceânico, Mar das Antilhas, Mar Austral (oceano Atlântico) e o mar das Índias.

Mas o conceito de sete mares, ainda que desenvolvido na Grécia e em Roma, tem raízes mais antigas. A primeira referência histórica dos Sete Mares remonta 2.300 a.C., encontrada em uma gravura sumeriana. Essa divisão do mundo em sete mares, quatro continentes e quatro rios, é mais filosófica que realmente cartográfica. Atualmente são considerados como os Sete Mares do mundo os oceanos:
Pacífico Norte
Pacífico Sul
Atlântico Norte
Atlântico Sul
Índico
Ártico
Antártico

Fonte: Wikipédia

3 comentários:

Mendes disse...

Oi Tesouro!

Saudade dos locais por onde passamos, céu azul e mar como um espelho... mas na proxima vai ter muito mais mar...
Beijão.

Vivi disse...

"Mares": é incrível como o mesmo oceano pode transformar-se em diferentes tipos de "mares". Cada um tem sua particularidade e para serem igualmente bonitos só basta algo: a preservação.
Como seria bom que nossas praias tivessem "mares" que refletissem o azul do céu.
"Mares" livres da poluição humana.

Beijos!

Reina Letizia disse...

Es el pueblo de David Bustamante, un cantante de la primera Operación Triunfo de la tele.

Besos de Princesa